26 de dez. de 2011

Pokémon Trading Card Game

Pokémon tem uma série de jogos de cartas conhecidos antigamente no Brasil como Pokémon Estampas Ilustradas e chamado hoje pelo nome em inglês, Pokémon Trading Card Game. É composto por uma série de cartas com as quais dois jogadores podem duelar. Lançado primeiramente no Japão em 1997 pela Media Factory e nos Estados Unidos pela Wizards of the Coast a partir de 1999, hoje conta com 34 expansões, cada uma sempre com novas cartas e Pokémon com novos ataques e tipos.
O TCG de Pokémon e relativamente fácil de aprender em comparação com outros jogos de cartas, como Magic e Duel Masters. Dois jogadores competem entre si, cada um com um baralho de 60 cartas, a tentar derrotar o oponente primeiro. Há três tipos de cartas: as de Pokémon e suas evoluções, usadas para atacar e tentar nocautear o Pokémon do adversário; as cartas Energia, que possibilitam o ataque de um Pokémon de acordo com seu tipo; e as cartas de Treinador, cartas que produzem algum efeito no jogo e ajudam na estratégia do jogador. Para se derrotar o oponente, é necessário obter todos os seis prêmios, cartas escolhidas aleatoriamente e obtidas a cada Pokémon adversário nocauteado, usando todos os três tipos de carta e uma moeda, que define muitas vezes se um ataque é feito com sucesso ou não.




Há quatro tipos de Pokémon: básicos, que podem ser colocados em jogo sem problemas; Pokémon de estágio 1, que só podem entrar em jogo se forem a evolução de um Pokémon básico já em jogo; Pokémon de estágio 2, que só podem entrar em jogo se forem a evolução de um Pokémon de estágio 1 já em jogo; e Pokémon Bebê, usado como pré-evolução de um Pokémon básico e com alguns efeitos especiais na batalha. Todo e qualquer um desses tipos de Pokémon possui "pontos de saúde" (em inglês, HP), que são diminuídos a cada ataque do oponente. Se os pontos de vida de um Pokémon chegarem a zero, ele é considerado nocauteado e é retirado do jogo, possibilitando ao adversário pegar um dos prêmios restantes na mesa.     


Para um Pokémon atacar, é necessário "equipá-lo" com uma Carta Energia. Quando um Pokémon tem um ataque para o qual é necessário certo número de energia e o tipo das energia equipada nele é igual ao constante na carta, o Pokémon pode atacar e causar dano no adversário. Alguns ataques têm um efeito que vai além do dano. São os status Paralisado, Envenenado, Queimado e Dormente. Como efeitos pela paralisia e pelo sono o Pokémon fica impossibilitado de atacar até perder esse status. Os efeitos do envenenamento e da queimadura são a perda de certo número de Pontos de Vida do Pokémon com esse status. Além dos status, há mais dois efeitos que não são ataques que podem atrapalhar o adversário. Esses efeitos têm o nome de Poké-Body e Poké-Power. Poké-Body age no Pokémon passivamente, como procurar por outras cartas no baralho, melhorar sua defesa, entre outros, e Poké-Power age como um optimizador do ataque da carta



Campeonatos de Pokémon TCG acontecem por todo o Brasil, tendo o seu calendário concentrado no primeiro semestre do ano com torneios conhecidos como Torneio da Cidade, Torneio Regional e o Torneio Nacional de Pokémon, torneios que normalmente começam em janeiro e terminam em junho. Durante o resto do ano ocorrem torneios como Real Master Pokémon e pré-vendas de novas expansões. Durante o ano inteiro acontece a Liga Pokémon, destinada a atrair jogadores dispostos a fazer novas amizades e testar seus baralhos. Nos Estados Unidos, há um campeonato regional chamado Pokémon Trading Card Game Regional Championship, que está presente em todos os estados.



As expansões também são dividas por gerações, como nos jogos. A primeira geração consistia em sete expansões, muito básicas, visto que eram as primeiras do jogo. A segunda geração adicionou nove expansões, introduzindo novos estilos de Pokémon e focando os Unown, os Pokémon Letra. A terceira geração, normalmente chamada de geração EX, trouxe 16 expansões e focou um tipo de Pokémon chamado de Pokémon EX, mais forte que o normal, mas ao serem derrotados possibilitavam a compra de dois prêmios de uma só vez pelo adversário. A geração EX também usou as funções do acessório e-Reader, que lia cartas com códigos de barras especiais no Game Boy Advance, mas esses códigos foram removidos das cartas após algumas expansões. A quarta e atual geração trouxe, até agora, duas expansões, os Pokémon que aparecem em Pokémon Diamond e Pearl, e retirou os Pokémon EX, sendo substituídos pelos Pokémon level X, que podem ser colocados em jogo em cima de uma carta da mesma espécie do Pokémon de nível X. Esses Pokémon são um tipo de carta melhorada e podem ser considerados como Pokémon EX diferentes.A partir de fevereiro de 2011, a Copag passa a produzir as cartas no Brasil.Lançando em português brasileiro e com traduções de alta qualidade. A coleção lançada é Maravilhas Secretas (Secret Wonders) com os temas Fluxo de Lava e Casa de Força.
Futuramente falaremos mais sobre cada carta de pokemon card game.



Nenhum comentário:

Postar um comentário