23 de jan. de 2012

O que acontece se eu usar combustível espacial no meu carro?

Produtos desenvolvidos para uso no espaço vão fazer meu carro sair voando? A resposta é menos animadora do que a ficção promete.
imagem


Provavelmente você já teve a seguinte dúvida: o que aconteceria se eu usasse combustível espacial em um carro comum? A resposta, dada pelo site PopSci, não é das mais emocionantes ? caso o veículo tivesse um motor a diesel e estivesse sob as condições ideais, provavelmente ele iria operar de maneira perfeitamente normal.

Segundo Manuel Martinez-Sanchez, professor de aeronáutica e astronáutica no Massachusetts Institute of Technology, não haveria qualquer problema em usar nitrogênio líquido como agente combustor. Isso é, a não ser pelo fato de que o elemento deve ser armazenado a uma temperatura de -222°C para se manter líquido, suficiente para congelar qualquer motor convencional.

Caso fosse usado o RP-1, produto baseado em querosene desenvolvido durante a década de 1950, os resultados seriam mais animadores. Devido a sua proximidade com o diesel, não haveria problemas em utilizá-lo em automóveis atuais. Porém, você ainda teria mais sorte usando combustíveis convencionais, que possuem mais eficiência energética do que aqueles desenvolvidos para espaçonaves.



 fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário