19 de jan de 2012

Senadores dos EUA abandonam lei antipirataria após protestos na internet



Um dia depois que Wikipedia, Google, Yahoo!, Facebook e outras empresas se uniram em 
um protesto contra a lei antipirataria dos Estados Unidos, legisladores do país abandonaram nesta quinta-feira (19) o projeto de lei de regulação da internet, informou a imprensa.

De acordo com a publicação digital Ars Technica, até esta manhã pelo menos 18 senadores, em sua maioria republicanos e alguns deles promovedores do projeto de lei conhecido como SOPA, se afastaram da iniciativa que na quarta causou um "blecaute" na internet.

O canal MSNBC informou que o senador Roy Blunt, republicano do Missouri, retirou seu apoio seguindo os passos do também republicano Marco Rubio, da Flórida.

O projeto de lei tem o apoio da indústria do cinema e da música, com o argumento de que se busca uma proteção dos direitos autorais e de propriedade intelectual. Estas indústrias querem que o Google e outros serviços de internet bloqueiem os sites onde são distribuídos filmes, músicas e outros bens pirateados.

As empresas da internet sustentam que a legislação promove a censura, altera a operacionalidade da internet e prejudica sua capacidade para a inovação.

O governo do presidente Barack Obama expressou na semana passada sua oposição a qualquer legislação que imponha censuras à internet.

O fato de a maioria dos legisladores que retiraram o apoio à iniciativa serem republicanos surpreendeu bastante, já que os assuntos relacionados aos direitos autorais, tradicionalmente, são considerados um assunto livre de partidarismos.

Antes do protesto virtual desta quarta, a iniciativa tinha 16 apoiadores republicanos e 23 democratas. Até esta manhã já perdeu pelo menos um quarto do respaldo republicano, enquanto apenas um democrata, Ben Cardin, de Maryland, retirou seu apoio.





fonte:R7

5 comentários:

  1. Linda! É o povo fazendo a diferença e viva o anonymous que venceu mais essa!

    ResponderExcluir
  2. Isso realmente nos dá um grande prazer!
    Mais uma vez, temos que agradecer os anoymous por mais uma batalha vencida !

    ResponderExcluir
  3. E isso ai galera continuem na luta e assinei a petição neste site mais de 2 milhões de pessoas no mundo todo assinaram provando que os estados unidos e apenas um pais contra o mundo
    http://www.avaaz.org/po/save_the_internet_action_center_b/?copy
    assinem a petição contra essa lei neste site ^^

    ResponderExcluir
  4. ótimo, confira mais www.joinvillevagas.com

    ResponderExcluir
  5. E no Brasil ,muita gente no
    governo reclamando do excesso
    de liberdade...

    ResponderExcluir