9 de mai de 2012

Morre Maurice Sendak, autor de Onde Vivem Os Monstros


Maurice Sendak, autor do clássico livro infantil Onde Vivem Os Monstros (Where the Wild Things Are) faleceu ontem, aos 83 anos, em função das complicações de um derrame.

Lançado em 1963, Onde Vivem Os Monstros não foi um grande sucesso na época. Por tratar de temas como rebeldia, raiva e solidão, sem trazer mensagens edificantes ou uma moral da história, o livro recebeu reviews negativos e chegou a ser banido de algumas livrarias e bibliotecas. A trama mergulha na mente de Max, um menino de aproximadamente 8 anos que, depois de ser mandado para a cama sem jantar, "cria" uma enorme floresta em seu quarto. A floresta torna-se um mundo, que Max explora com um barquinho a vela. Ao chegar em terra firme, conhece monstros assustadores, dos quais se torna rei.

O livro ganhou uma edição brasileira somente em 2009, pela CosacNaify, graças ao interesse gerado pela adaptação ao cinema dirigida por Spike Jonze. Antes, seus trabalhos mais conhecidos no país eram as séries exibidas pela TV Cultura, Os Sete Monstrinhos e O pequeno Urso.

Em 2009, Sendak também foi tema de um mini-documentário dirigido por Jonze e Lance Bangs, Tell Them Anything You Want: A Portrait Of Maurice Sendak. O escritor e ilustrador lançou seu último trabalho, Bumble-Ardy, em setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário