25 de dez de 2011

Geek Universe Recomenda: Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média


Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média, ou simplesmente Contos Inacabados, é uma coletânea de histórias em forma de notas esboçadas por J.R.R.Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis. Essas histórias nunca foram terminadas quando o autor estava vivo, mas foram compiladas por seu filho,Christopher Tolkien e publicados em 1980 no Reino Unido. Ao contrário de O Silmarillion, também uma obra póstuma, em que Christopher Tolkien teve de fazer certas alterações no texto para dar consistência, Contos Inacabados é apresentado exatamente como foi deixado por Tolkien pai antes de morrer. Por causa disto, o livro vem acompanhado de inúmeras notas que explicam certos pontos obscuros e/ou inconsistente dos textos.

Pode-se ver no livro explicações mais detalhadas, muitas vezes novas, sobre coisas faladas no Silmarillion, no Senhor dos Anéis e em O Hobbit, daí o nome Contos Inacabados. Nele conhecemos a história dos magos, os Istari, do qual Gandalf faz parte, sabemos mais sobre a história de Tuor após seu encontro com o deus Ulmo das Águas e muitas outras coisas.

O livro é dividido em quatro partes que então são divididas em capítulos. A primeira parte narra fatos ocorridos na Primeira Era. A segunda parte narra fatos da Segunda Era, esta parte contém em seu início o mapa de Númenor. A terceira parte conta os fatos ocorridos na Terceira Era e narra resumidamente os fatos ocorridos na trilogia de livros O Senhor dos Anéis. A quarta parte narra os fatos ocorridos após a Caçada ao Anel e contém mapas da terra média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário