11 de jan. de 2012

Animes e suas referências ao Brasil.

Embora os animes enfoquem principalmente a cultura japonesa, de vez em quando outras culturas costumam aparecer nas animações japonesas. A maioria das referências a outros países quase sempre acaba sendo aos EUA, mas casos de outras nações aparecerem ocorre vez ou outra. O Brasil não é exceção, e mesmo que em menor escala, tivemos participações brasileiras em algumas séries além de Captain Tsubasa. Veja abaixo alguma delas.



Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco)




Essa referência muitos devem conhecer, mas vale ressaltar. Existe um brasileiro entre os doze cavaleiros de ouro, e ele é ninguém menos do que Aldebaran de Touro. Tudo bem que o representante do Brasil no Santuário é um dos mais fracos e ainda por cima usa chifres (e por que ele perdeu a vontade de lutar depois que o Seiya arrancou os seus chifres?), entretanto, pelo menos temos um personagem do nosso país nesse anime de grande sucesso em terras brasileiras.

School Rumble

No último episódio da segunda temporada (Nigakki), mais precisamente aos 6 minutos e meio do vídeo (depois de toda a confusão envolvendo o garoto "super dotado" Harima), há uma pequena referência ao jogador Zico, que esteve no comando da seleção japonesa até a Copa do Mundo de 2006. O personagem Karasuma é o responsável pela homenagem ao famoso jogador brasileiro.


Rozen Maiden



O futebol pode ser até o esporte mais famoso no Brasil, porém o maior ídolo dos brasileiros passa longe de ser algum atleta da nossa atual seleção, ou mesmo das antigas. O símbolo de herói nacional é na verdade alguém que levou todo o país a parar somente para chorar a sua morte. Quem não se lembra daquele fatídico primeiro de maio de 1994? Imagino que apenas quem não viveu aquele momento, pois a comoção nacional pela morte do maior piloto brasileiro de todos os tempos (ou mesmo o melhor de todo mundo) foi enorme. Mesmo fora do Brasil, inúmeros fãs de Ayrton Senna choraram pela sua morte.
E agora, depois de mais de dez anos do acidente, a primeira imagem que vêm em nossas cabeças quando nos lembramos desse grande piloto é a dele pilotando sua Mclaren, equipada com motores Honda (ou talvez os berros do Galvão Bueno comemorando uma vitória dele). A parceira entre o brasileiro e a montadora japonesa é de conhecimento popular, bem como, a admiração que os japoneses têm pelo piloto.


Captain Tsubasa (Super Campeões)

Captain Tsubasa conta a história de Tsubasa Ozora, um garoto que desde pequeno ama futebol e sonha em ser um grande jogador no futuro. O sonho dele é entrar seleção japonesa e enfrentar os times mais poderosos do mundo. É quase desnecessário dizer que quando o assunto é futebol, fica praticamente impossível o Brasil não ser citado. Pois bem, menções ao nosso país é o que não falta em Captain Tsubasa.Desde a aparição de Roberto Maravilha, conhecido como o lendário jogador da camisa de número 10 do Brasil, passando pela temporada onde Tsubasa começa a jogar no São Paulo, até a chegada a Copa do Mundo, onde o Brasil é o grande favorito ao título, e também o adversário que todos da seleção japonesa desejam enfrentar, vemos o quanto o nosso país é importante para o enredo do anime.


Nos games:

Street Fighter III


Embora não se passe totalmente no Brasil, assim como “Street Fighter II”, a terceira versão do famoso game de luta da Capcom para fliperamas e consoles tem personagens e cenários brasileiros.Um deles é Sean, descendente de japoneses e que é discípulo de Ken. Seu cenário, apresentado em “3rd Strike”, é no porto de Santos. Outro lutador é Oro, um mestre das artes marciais japonês de 140 anos que mora em uma caverna na Floresta Amazônica.
Street Fighter II





Um dos personagens mais conhecidos dos games é Blanka, o lutador brasileiro da franquia de luta. Sua aparência mostruosa, de acordo com a produtora do jogo, é porque ele foi criado na floresta após o avião em que estava cair no local.
Ele usa choques elétricos contra os adversários, habilidade que aprendeu com enguias da região.
O cenário do personagem no game é uma vila na Amazônia que, como característica marcante possui uma cobra enrolada em uma árvore. Em “Street Fighter IV”, última versão da franquia, o cenário de Blanka também é no Brasil, em uma ponte no meio da Floresta Amazônica.
Street Fighter 

Oro é um ermitão sennin que procura algum lutador que seja digno de herdar suas técnicas de luta. Ele luta com um braço amarrado por ser tão forte e querer evitar matar seu oponente acidentalmente (exceto quando executa artes especiais específicas). Vê em Ryu como um lutador digno de herdar suas técnicas, passando a treiná-lo. É um dos personagens mais poderosos de toda a série, rivalizando-se a Akuma. A Capcom deixou nosso amigo brasileiro bem forte, porém, feio… Só faltou ser um monstro verde também … 

Resident Evil 3


O mercenário está trabalhando para o Serviço de Medidas Especiais de Bio-Perigo Umbrella (UBCS). Duas equipes são enviadas a Raccoon City para salvar os sobreviventes (Operação Chacal Enfurecido), mas não imaginavam o que teriam que enfrentar. Sendo o único sobrevivente de sua equipe, e um dos únicos de toda a operação, Carlos terá que unir forças com Jill, que parece estar mais preparada para tudo o que está havendo na cidade.Ele é o protagonista ao lado da Jill Valentine em Resident Evil 3, Na verdade Carlos nasceu na America do Sul,muitos dos fãs não sabem ao certo sua origem,mas como todo bom brasileiro,coloquei ele nessa lista,quem sabe ele não seja mesmo.
Futuramente faremos mais algumas listas com personagens Brasileiros.


6 comentários:

  1. no digimon 5 e em um outro teve referencias ao brasil. No 5 se nao me engano aparece o Rio de janeiro e a outra referencia é no digimon 3 eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Vicente Sério Lemes Netto11 de janeiro de 2012 às 07:54

    No Death Note quando o Raito leva o agente do FBI para o metro, antes de embarcar pode ser ver o lutador de MMA Minotauro que é brasileiro e bastante adorado pelos japoneses, numa placa pendurada!

    ResponderExcluir
  3. NA 5 ova do hellsing se não me engano o allucard vai para o rio de janeiro e encontra um brasileiro vampiro la também e o mata!!!

    ResponderExcluir
  4. Em tekken há 2 ótimos personagens brasileiros Christie Monteiro e Eddie Gordo, que são capoeiristas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é só em animes, mas em Tokusatsus tambem: o Sexto Kamen Rider da era Showa (quarta serie) Amazon, foi criado a Amazônia e recebeu seus poeres la, e no final do filme Kamen Rider x Kamen Rider OOO, W Feat. Skull. Core Taisen, Eiji Hino (Kamen Rider OOO) aparece no Rio de Janeiro

      Excluir