1 de jan. de 2012

Geek Universe recomenda: Livro - Os Filhos de Húrin


Os Filhos de Húrin, ou Narn i Chîn Húrin, é um dos livros da obra do escritor J.R.R.Tolkien. Lançado em 2007, é o mais recente publicado pelo filho do autor, Christopher Tolkien, executor do espólio literário de J.R.R.Tolkien, que fez um trabalho de compilação e edição das notas de seu pai.

Os Filhos de Húrin não é a primeira história a ser publicada após a morte do autor em 1973. Já antes Christopher Tolkien foi o responsável pela publicação de
O Silmarillion, uma coletânea dos principais mitos que constituíam os alicerces da ficção Tolkieniana, e para muitos dos fãs foi a sua melhor criação. Surgiram também os doze volumes de The History of Middle Earth, embora não tão vocacionados para o público em geral, e também Contos Inacabados, que é uma espécie de análise profunda de algumas histórias de O Silmarillion.

Mas Os Filhos de Húrin será o primeiro livro, dos recentemente editados, a ter a capacidade de se assumir ao nível de
O Senhor dos Anéis. E é absolutamente trágico. Os finais de Tolkien não de raro são infelizes. As suas histórias contêm um sabor doce e amargo, e a vitória anda sempre a par com um profundo sentimento de perda e mágoa. Isto será ainda mais verdade em Os Filhos de Húrin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário