24 de jan. de 2012

Há vida em Vênus, segundo cientista russo


Imagens do planeta feitas em 1982 foram reanalisadas e mostram seres vivos em movimento


Um cientista russo afirma ter encontrado vida em Vênus, o segundo planeta na escala do Sistema Solar e o mais quente entre aqueles que orbitam o Sol. Leonid Ksanfomaliti, do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, reanalisou fotos tiradas em 1982 pela sonda Venus-13 para fazer essa constatação.
Ksanfomaliti disse que as imagens mostraram um corpo com formato de escorpião, composto por um disco e uma “borda negra”, que, segundo ele, moveu-se, como mostram as imagens registradas pela sonda. As informações foram publicadas no jornal russo Solar System Research e reportadas pela versão online do jornal britânico Daily Mail.
Segundo o cientista, autor de diversos livros publicados na área, os supostos seres registrados pela Venus-13 “emergem, flutuam e desaparecem” e contam com características morfológicas que permite dizer que eles estão vivos.
Dois planetas, dois destinos
Até agora não há registros de vida em Vênus. A superfície do planeta pode chegar a uma temperatura de 464 graus célsius, o que elimina boa parte das chances de isso acontecer. Apesar de sua similaridade com a Terra em tamanho e estrutura, o planeta conta com uma atmosfera tóxica que retém o calor em um efeito estufa constante.
Os cientistas não descartam a possibilidade de existir vida em Vênus, mas a maioria das pesquisas sobre o planeta se concentra nessa hipótese apenas em um passado distante, antes do efeito estufa criado pelas altas temperaturas que existem hoje.
De acordo com o professor Andrew Ingersoll, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Terra e Vênus podem ter começado da mesma forma há milhares de anos atrás. Ele não rejeita a possibilidade da Terra ter possuído a atmosfera igual a de Vênus, com dióxido de carbono, e nem de Vênus ter possuído água.
Missão americana
A Agência Espacial Americana enviou a sonda Magalhães em 1989, sete anos depois de a sonda russa ter visitado o planeta. A NASA conseguiu imagens muito mais detalhadas da superfície, e não encontrou seres vivos nos registros enviados pela sonda.
A Magalhães mapeou 84% da superfície de Vênus com resolução 10 vezes melhor do que a da missão russa, valor que subiu para 98% do rastreamento em 1992.

fonte:tecmundo

6 comentários:

  1. Eu realmente acredito que os cientistas comentem erros ao acharem que apenas um planeta parecido com a terra pode suportar vida.
    Um planeta tem a temperatura média de 500°? Por que não podem aparecer seres que suportem essa temperatura? Um Planeta só tem gases impróprios à vida dos seres terrestres? E por que não podem surgir seres que sobreviveriam com esses gases?
    Teoricamente cada forma de vida se adapataria às condições ambientais do planeta na qual surgir, por isso acho que se um dia acharmos realmente vida em outros planetas, será em condições Bem diferentes daqui.

    ResponderExcluir
  2. gente foi encontrado na terra uma especie de larva que consegue viver no enchofre que sai dos vulcoes e solidifica. entao se uma larva pode viver em enchofre solidificado que diferença faria eles viver em altas temperaturas tudo ea evoluçao da especie conforme o terreno eo clima em q vive.
    JUNIOR.

    ResponderExcluir
  3. Pra quem se interessar, a alguns anos foi descoberta uma bactéria que, na ausência de fósforo, usava arsênio na composição do seu DNA ( Todos os outros seres vivos terrestres podem usar apenas Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre [ O "CHONPS" ]. Esse é o único até agora descoberto que pode usar outro. ).
    http://www.astrobio.net/exclusive/3698/thriving-on-arsenic

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Anonimo acima ^^
    E é bem capaz de eles realmente terem achado algum tipo de vida nesse planeta e apenas terem inventado essa desculpa esfarrapada para nós simplesmente não sabermos o que eles realmente sabem... O governo esconde muitas coisas de nós, que poderiam estar bem a baixo dos nossos olhos, porque por mais que eles falem que nos temos na verdade nos não temos direito a nada... Nem se quer a simples informações... E embora nos não sejamos nada, juntos nos poderiamos ser muitas coisas, so que hoje em dia ninguém protesta, ninguém exprime suas opiniões e ninguém as têm, ninguém luta pelo seus direitos e apenas se importam com imagem, se importam em serem pessoas normais e "bonitas e legais" se importam em serem divertidas e todas essas coisas exterioristas que a midia nos propõem.. E embora neguem, essa é a triste realidade de merda da sociedade ^^
    E sei lá, saber que apenas algum tipo de organismo existe em outro planeta já seria tão animador para a população terrestre... :/
    ass. @Marilia7x (Assinatura pra dar um ar de seriedade a coisa -q) |:

    ResponderExcluir
  5. CLARO QUE EXISTE VIDA EM TODOS OS PLANETAS ,NOS NAO SOMOS NADA NO COSMOS HÁ BILHOES DE CIVILIZAÇÕES ESPALHADAS PELO UNIVERSO,HA VIDA EM VENUS, MERCURIO, JUPITER,MARTE ,SATURNO...

    ResponderExcluir