19 de jan. de 2012

Loja faz campanha anti-mangá e DC Comics apoia.

Parece que as fortes vendas de mangás no mercado americano têm incomodando bastante as editoras locais. Para tentar conter o avanço dos quadrinhos japoneses, a DC Comics lançou uma campanha no mínimo estranha.
A editora que pertence a Warner Bros. distribuiu nas comic shops um cartaz com a seguinte frase: Robama precisa de você comprando (uma HQ) americana! Até então nada fora do comum, levando em conta o forte patriotismo dos estadunidenses.
O pequeno detalhe está no fim do anúncio, onde diz para você trocar o primeiro volume de um mangá por uma edição de número 1 da New 52 (DC Comics pós reboot). Além do cartaz, também será distribuído uma versão em flyer no evento Megacon, um conhecido ponto de encontro de otakus na cidade de Orlando, Flórida.
No Brasil a situação é a mesma. Os mangás abocanharam uma grande parcela do mercado e os quadrinhos americanos apresentam vendas cada vez menores. Mas não esperem que a campanha se repita por aqui, pois a Panini, responsável pelos lançamentos da DC em nosso país, também publica mangás.

                                             DC vs Manga 


Atualização: A campanha não foi realizada pela DC Comics e não irá distribuir o cartaz em várias comic shops. Todo o trabalho foi realizado pela loja “A Comic Shop”, porém a editora americana apoiou o projeto e está financiando 75% dos custos.
O cartaz foi criado por utilizando a capa da quinta edição da revista Justice League (Liga da Justiça), onde o personagem Cyborg foi renomeado como “Robama” em referência ao presidente estadunidense Barack Obama.
Vale recordar que a DC Comics já teve nos Estados Unidos uma divisão para publicar mangás, chamada AMX. Também foram produzidas animações por estúdios japoneses baseadas em seus personagens, como Batman: O Cavaleiro de Gotham (Batman: Gotham Knight).
Portanto, não se trata de uma campanha encabeçada pela DC, mas também não a isenta de culpa. É inadmissível uma empresa apoiar esse tipo de anúncio, considerado por muitos como xenofóbico.
Mas não poderia ser diferente,Os USA tem muito disso,quanto algo que NÂO é do país deles  começa a fazer sucesso la dentro, eles ficam "boladinhos" ainda mais se tratando de revistas em quadrinhos.Eu desejo de coração vida longa ao mangá e anime,pois aprendi muito mais lendo e vendo animação japonesa do que com os Hqs americanos. 
fonte:anmtv


                     Sem chance Super..sem chance.
                              

20 comentários:

  1. Sou muito mais os ocidentais que os orientais. A maioria dos mangás é sem noção alguma e geralmente são apelativos. Sou muito mais ler Aquaman do que ler Naruto.
    Tirando que o Batman é o personagem de quadrinhos mais foda de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal cara, mas vale lembrar que tem pessoas que preferem mangá, esse tipo de gosto não se discute! Convenhamos... Não é legal essa atitude da DC, é vergonhoso para eles... Não estão aguentando a concorrência!

      Excluir
    2. Sou muito mais mangá que Quadrinhos... mas tb adoro os quadrinhos da DC....
      MAs, na minha opinião.. se a DC apoia um projeto desses...
      Mangá Eternamente!

      Excluir
  2. AMIGO VC ESTÁ COM SERIOS PROBLEMAS /\

    ResponderExcluir
  3. independente do que tu prefere, fazer uma propaganda CONTRA o mangá é ridiculo.

    ResponderExcluir
  4. As hqs são patéticas, não tem história nenhuma e quando a venda vai mal as editoras matam o personagem principal para alavancar vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade....
      Mas até que tem histórias sim...
      Mas mangá tem muito mais e é muuuuito mais criativo...

      Excluir
    2. Discordo de vocês dois. Sabe... É bom conhecer o que se fala.
      Evitem de dizer merda, por favor.

      Excluir
  5. Acredito que cada 1 tenha em particular algo bom tanto uma quanto a outra,se o mangá tem o GOKU a D.C não tem o SUPER MAN??
    Concordo que os mangás são as vezes meio exagerados mas pelo menos eles não tem dó de matar alguns personagens importantes como a Morte do GOKU(Tudo bem que ele volto mas ta valendo hehe).
    Não vale a pena discutir o importante é quem é + criativo...

    ResponderExcluir
  6. Adoro Hq's e Mangá, mas não posso negar que os USA reprimem tudo que vem de fora e tenha qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Assim, o xenofobismo dos estadunidenses já é mais que comprovado. Eles têm preconceito com a música que vem de outros países, têm preconceito com etnias diferentes da caucasiana(branco) etc e tal.. já era de se imaginar que os mangás/animes e demais coisas relacionadas a estes temas também sofreriam um "ataque" da ignorância americana. Estou é feliz. Feliz por que se por um lado a DC cobre 75% dos custos de uma loja que cria tal campanha por outro o mercado de mangás está se saindo excepcionalmente bem, tanto que os leva a recorrer a tal baixa tática. Mas relaxem, seja mangás, animes, matsuris ou o que quer que seja eles não irão sumir e menos ainda serão esquecidos.

    ResponderExcluir
  8. Transformaram o Superman em
    Brucutu "bate primeiro" e pergunta
    depois,colocaram o Batman fazendo acordo
    com traficantes,heroinas viciadas em sexo...
    e natural que sejam apelativos tambem nas
    propagandas!Dou varias revistas em troca das
    cabecas do dan didio e jim lee!!!

    ResponderExcluir
  9. Quanto mimimi e bobagem anti-americana...uma cambadinha falando merda - com gramática deplorável, diga-se de passagem - e dando uma de "vejam como 'soy' bolivariano e anti-americano". Patético.
    Vão dormir!
    DC Comics e Marvel jamais serão alcançadas, em qualidade, por porcarias orientais!
    Espero que essa campanha continue e que destrua as vendas desses mangás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui temos um paga pau Estadunidense aki!

      Excluir
    2. Ui, temos um xenofóbico aqui! Não gosta, não compra. Você não vê os otakus falando pra acabarem com essas merdas americanas, por mais que elas sejam péssimas. o único que se salva é o Batman... É fácil falar sobre algo que você não conhece. Você não deve saber uma palavra em japon~es, não deve conhecer nenhum mangá... Sinto pena de você, vai se tratar disso, cara!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Temos Aqui também uma baba ovo do japão, Sério menina, você fala do usuário acima. Porém sua atitude é igual. E sim já vi vário otakus preconceituosos, até demais com o que não era do japão!!!

      Excluir
  10. ae o anonimo acima, cala a boca que o super man é um inutil, o batman se morrer ja era, e eles nao passam nada alem de justica com suas proprias maos, oque eles poderiam nos dar de bons exemplos de vida, ja mangá ... bem, digamos que temos uma história decente, fatos que ajudam crianças crescerem felizes... estatisticas comprovam, entre liga da justica no sbt e dragon ball na Globo, muito preferem ver Dragon ball, entao, vai para o sua toca e se esconde la com seus comics e deixe de fala merda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem fala merda é você seu BOSTA...
      Os mangas ajudam crianças a que?. Só se for para despertar seu lado sexual mais cedo o possível. Nunca leu um Hq na vida e tá se achando o fodão. SEU LIXO!!!

      Excluir