5 de jan. de 2012

Treinamento Pokémon Geek Universe -Saiba tudo o que é preciso para ser o melhor treinador nas batalhas.

Ola treinadores Pokémons, hoje iremos falar um pouco sobre cada termo do jogo pokemon.
Embora  muitas pessoas saibam os termos,iremos explicar os significados de cada sigla usada nas batalhas,assim melhorando mais o treinamento de vocês.
Preparem suas pokebolas e vamos nessa.












Metagame, o que é?
Existem muitas pessoas que não sabem o que é Metagame. Eu passo a explicar de uma maneira muito simples.
Metagame é tudo o que tenha a ver com batalhas contra outros treinadores .
O metagame é o outro lado do Pokemon, o lado competitivo como todos sabem. Metagame existe em todos os jogos, o lado competitivo dos jogos tem esse nome.Ou seja: Metagame é tudo o que tenha a ver com batalhas contra outros treinadores.Quando alguém desafia uma pessoa para batalhar os participantes estão a praticar Metagame.




In-game 
Muitos tem essa dúvida. A diferença é que in-game é pra para zerar a história, ir na battle frontier, nos lideres de ginásio e etc. Ou seja, é pra dentro do jogo, contra a "máquina". 



Tiers.
As Tiers, as categorias que separam o pokémon de acordo com a usagem e força.


* OU: OverUsed, os melhores e mais usados. Ex: Gyarados e Roserade.

* UU: UnderUsed, tem status equilibrados, porém não são muito usados como os OU para serem de tal tier. Ex: Ambipom e Torterra.

* NU: NeverUsed, 90% dessa tier tem pokémons ruins e com status péssimos. Ex: Vileplume e Slaking.

* Limbo: Quando um Pokémon não tem tier, vem para cá, como por ex, num inicio de geração, onde ainda estão fazendo as tiers. Ex: Atualmente, não há nenhum pokémon Limbo.

* NFE: Not Fully Envolved. Basicamente, todos os pokémons que não estão na sua fase final. Ex: Poliwag e Combusken.

* LC: Little Cup. Quase que NFE, mas, nessa só são permitidos os pokémons no seu 1º estágio (Togepi, Pichu, Munchlax e etc.) e no LVL 5!





STAB
STAB significa Same Type Attack Bonus, ou seja, um adicional de força de 50% em um golpe. Como bom exemplo, podemos citar o move SolarBeam. O poder básico deste é de 120 e é ummove do tipo Planta, que apesar disso, pode ser ensinado para Pokemons de outros tipos, até mesmo os de Fogo. Supondo que você tenha um Victreebel e ensine a este o move SolarBeam, o poder deste golpe sofrerá um acréscimo de 50% em sua força, ou seja, seu poder ao invés de ser 120, será de 180, (uma vez que, o poder inicial de 120, mais um acréscimo de 50%, ou seja, a metade, que seria 60, ficaria 120+60=180.), pois tanto o Victreebel como o move SolarBeam, são do tipo Planta.
Entretanto, se você ensinar o SolarBeam a um Pokemon de outro tipo, por exemplo, um Charizard, o move não sofreria acréscimo, pois o Pokemon do exemplo é do tipo Fogo, e o golpe é do tipo Planta.





Moveset
Moveset e a lista com os 4 golpes do seu pokemon.Ha uma variedades de combinações e poderes que variam muito entre cada tipo de criatura.

Classificações dos golpes
Outro fator importante eh saber o tipo do golpe, PHYSICAL ou ESPECIAL.
golpes fisicos utilizam o ATK e são os Physical; os especiais usam o SP.ATK e são(claro) chamado especial.
portato se seu pokemon for bom em atk use golpes físicos se for bom em sp.atk use especiais e se for bom nos dois procure mesclar entre fisicos e especiais.
Isso ajuda muito, por exemplo: Se um pokemon do adversario eh bom em DEF vc deve usar um golpe especial nele ou se for bom em SP.DEF procure usar golpes fisicos.



                                                                                                         

Uber
Um Pokemon com qualidades acima do médio, consegue abusar de certas qualidades.Ex: Arceus e mew. Nem todos os torneios são permitidos Ubers.



Annoyer:
Um Pokemon criado com o propósito de chatear o adversário e fazer o jogo difícil para ele/ela. Ataques deste tipo são por exemplo Confuse Ray, Protect e Attract. É preciso notar que o uso dos Annoyers começou a ser pouco a partir da 3 geração.


Bomber:
Qualquer Pokemon que saiba Selfdestruct e/ou Explosion. Tem como objectivo matar o adversário com um só turna sacrificando o próprio Bomber.
Leads:
Os pokémons que vem em primeiro no seu time. Normalmente pra causar dano no time adversario e estragar o campo dele com Spikes, Stealth Rock, Toxic Spikes e etc.
Ex: Aerodactyl com grande speed e Stealth Rock, ou Crobat com Taunt.


Sweepers:
Basicamente, atacantes. Podem ser físicos (physical sweeper), mistos (mixed sweeper) ou especiais (special sweeper).
Ex: Gyarados é um physical sweeper, Starmie já é um special sweeper e Infernape é um mixed sweeper.

Spinner:
Pokémons que estão no seu time para tirar spikes,toxic spikes usando Rapid Spin.
Ex: Starmie e Tentacruel são os melhores e mais comuns devido seus grandes stats defensivos.

SubPunch:
Usuarios do combo: Substitute + Focus Punch.
Ex: Breloom, que aproveita do Spore para usar isso mais facilmente.

Baton Pass:
Pokémon que usam moves para aumentar seus stats e depois passa-los para seus companheiros com Baton Pass.
Ex: Jolteon com Agility e o mais comum, Ninjask com Subs+SDance+SBoost.

Hazers:
O predadors dos Baton Passers. Com Haze você elimina QUALQUER mudança de status em campo, de qualquer lado. Seja ruim (como Fake Tears que diminui em 2 niveis sua SpDef) ou bons (como Sword Dance, que aumenta em 2 niveis seu Atk)
Ex: Weezing com seu grande status defensivo, é um bom Hazer.

Bulky-Water:
Grupo dos pokémons Waters com grande HP e Status defensivo.
Ex: Milotic, que além de bulky-water, é hazer.

Clerics/Healers:
Estão em jogo para usarem Heal Bell ou Aromatherapy para tirar status ailments da sua equipe.
Ex: Celebi é um muito utilizado.

Stats Ailment:
Status ruins, como Poison, Badly Poison, Paralise, Burn, Confusion e etc.
Ex de golpe que causa stat ailment: Toxic causa Badly Poison, Will-O-Wisp causa burn e etc.

Poison e Badly Poison:
Não, não é a mesma coisa. Poison tira um certo dano a cada turno, e esse dano sempre será o mesmo. Já Badly Poison aumenta o dano a cada turno, nunca será o mesmo, na verdade, sempre será maior.
Ex: PoisonPowder causa Poison, Toxic causa BADLY Poison. Algumas Abilitys que causam Poison são Effect Spore e Poison Point.

Pseudo-Hazers:

Não é a mesma coisa, é quase que diferente. Eles usam Roar ou Whirlwind pra tirar o pokémon de campo e os status vão junto, normalmente, tem grandes status defensivos.
Ex: Skarmory com Whirlwind ou Hippowdon com Roar

Wall:
Possui ótima capacidade defensiva. Geralmente possui golpes de apoio, como golpes de recuperação. O Wall é mais especializado na defesa, portanto não possui muito poder ofensivo para contra-atacar o oponente.
Ex: Skarmory, que possui alta Defense, acesso a bons golpes de suporte, como Roost, para recuperação, e Spikes, para "atrapalhar" o oponente.

Tank:
O nome já define, são como tanques, estão no lado defensivo. Não possui tanto poder defensivo como os Walls. Mas possui poder ofensivo, podendo contra-atacar o oponente.
Ex: Bronzong, que possui boas defesas, acesso a golpes de apoio, como Stealth Rock e Hypnosis, e bons golpes ofensivos, como Earthquake e Gyro Ball.

Glass Canon:
Pokémon com alto poder ofensivo, porém com defesas patéticas. Alguns também possuem boa Speed.
Ex: Weavile, que é rápido e forte mas é nocauteado facilmente.

Spinblocker:
Pokémon Ghost-types usados para "barrar" o movimento Rapid Spin do oponente, impedindo-o de retirar Hazards de seu campo.
Ex: Qualquer Ghost-type, como Gengar, Rotom ou Spiritomb.

Priority:
Priority é o que faz o golpe atacar primeiro ou por ultimo. Um golpe com priority normal (0) ataca dependendo da velocidade (speed) do usuario e do adversário, ou seja, quem tem mais speed, ataca primeiro. Os golpes com priority +1 (como Aqua Jet, Mach Punch e Ice Shard) sempre atacam primeiro em relação aos golpes normais (com priority 0), se os dois golpes forem de priority no mesmo nivel, segue a regra normal (a maior speed vai primeiro). Existem golpes que tem priority maior que de 1, porém, tem efeitos especiais, como Fake Out, que semore ataca primeiro, mas, só pode ser o primeiro golpe usado, se usado depois, falha, ou Sucker Punch, que só ataca primeiro se o oponente atacar com um golpe ofensivo. Alguns golpes com priority negativa são Counter, Mirror Coat e Roar, que sempre atacam por ultimo. O golpe com maior priority é Pursuit, porém, só tem essa alta priority se o oponente trocar de pokémon.

Switch:
Switch é trocar de pokémon, tanto usando a troca normal quanto usando movimentos (Baton Pass//U-turn).
Choice Bander
Um Pokemon com ataques físicos e que tem o Item Choice Band. É útil para dar mais fano no adversário. Requer muitas trocas e é parado por Spikers.

Cleric:
Um Pokemon com Heal Bell ou Aromatherapy no seu Moveset. Trabalha bem com a habilidade Natural Cure e Pseudo-Passing Moves.

Counter:
Um Pokemon que tem um moveset com o objectivo principal de matar um Pokemo em concreto.

Curselax:
Um Snorlax que usa Curse e Rest. É também usado com outros Pokemons, mas menos frequente, desde que o Pokemon seja lento para ignorar o Speed Drop e que não seja do tipo Ghost.

Dragon Dancer:
Qualquer pokemon que dê uso ao Move Dragon Dance. Geralmente são rápidos e Physical attackers.

Endureversal/flail:
Um moveset criado para sobreviver até ao um ponto de vida, usando às vezes Endure e depois usar Reversal ou Flail para um Damage Maior. O Item que esse moveset possui geralmente é Salac Berry.

Haxer:
Um Pokemon com um ataque que consiga paralisar o adversário para lhe negar o Speed, depois usar um move que consigo fazer Flinch. Isso deixa que o Adversário não tenha muitas vezes para atacar devido aos dois estados que pode alcançar (Paralyze e Flinch). Pokemon com Serene Grace tiram mais partido desta técnica, pois têm mais chances de calhar o efeito secundário do ataque (+60% de chances). A técnica é bastante usada no Jirachi e na Gen4 o Togekiss.

Hax:
É a denominação para os estados que um Pokemon pode alcançar, mas só com algum azar/sorte, como Paralyze de um Thunderbolt. Items de Hax são aqueles que apostam na Sorte do jogador, por exemplo Choice Band.

Hazer:
Um Pokemon com Haze. Pokemons rápidos e com grande defesa usam melhor esta estratégia. O Haze faz que o adversário perca todas as mudanças de Stat, por exemplo um pokemon ganha +1 de Speed se o adversário usa Haze ele perde o +1 de Speed.


Espero ter ajudados os treinadores com algumas dessas explicações,nos vemos nos próximos assuntos.Bom treinamento.^^

3 comentários:

  1. Todas essas táticas podem ser usadas tanto para game boy como para pokemon on line,muito bom !!!!

    ResponderExcluir
  2. Ja conhecia a maioria, então acho q estou no caminho cenrto para ser um Mestre Pokemon e ser de todos, o melhor

    ResponderExcluir
  3. muito interessante ,estou jogando o Pokemon White, aprendi muito

    ResponderExcluir